Costumo dizer que o cron do WHMCS é o “coração” do sistema! Se ele não estiver configurado seu painel não poderá enviar faturas, suspender contas, atualizar status e etc… Apesar da configuração ser bem simples, inclusão de uma linha ( php -q /home/seu_usuario/public_html/seuwhmcs/admin/cron.php ) no agendador de tarefas/cron job e pronto. Neste link você poderá conferir um passo-a-passo de como configurar corretamente!
Mas o motivo do post é demonstrar como executar a cron.php sem que ele execute todas as funcionalidades. Essa semana minha cron não gerou o backup para um FTP e com isso fui questionar o fabricante de como poderia executar apenas essa funcionalidade. Recebi este link ensinando como deveria ser efetuado e bingo, meu problema foi resolvido!
Com isso pude testar e acabei descobrindo um bug que foi corrigido de imediato pelo fabricante.
Faça o download do arquivo Atualização Cron Job v4.2.1 (396) e envie para /seuwhmcs/seuadmin/ ( Essa atualização também corrige um bug encontrado nas regras dos tickets conforme fórum oficial. )
Inicialmente pode até parecer difícil executar tal procedimento devido o tamanho final da URL.
As opções listadas abaixo evitaram que a cron job execute determinada função, por exemplo:
- skip_invoices ( geração de invoices/faturas )
- skip_latefees ( controle de taxas )
- skip_ccprocessing ( cartão de crédito )
- skip_invoicereminders ( lembretes de pagamento )
- skip_domainrenewalnotices ( Renovação de domínios )
- skip_suspensions ( Suspensão de contas )
- skip_terminations ( Exclusões de contas )
- skip_cancelrequests ( Pedidos de cancelamento )
- skip_closetickets ( Fechar ticket’s )
- skip_affreports ( Relatório de afiliados )
- skip_ccexpirynotices ( Lembrete de Cartão de Crédito expirados )
- skip_usagestats ( Estatísisticas de utilização )
- skip_backups ( Backup do sistema – email/ftp ).
Como utilizar?
Simples, localize o cron.php do seu WHMCS http://seuwhmcs.com/admin/cron.php/
Em seguida é só montar a URL, exemplo: http://www.seuwhmcs.com/admin/cron.php?skip_invoices=1
Na opção acima será executado todas as opções da cron exceto a geração de invoices/faturas devido o atributo =1 estar declarado. Basta colocar no navegador e acessar. Caso queira colocar mais de uma opção utilize & (símbolo de concatenação).
Neste link o sistema irá pular todas as etapas e vai apenas fazer com que a cron gere o backup.
Você também pode programar por exemplo gerar um backup 2x ao dia automaticamente basta usar:
php -q /home/username/public_html/admin/cron.php
skip_ccprocessing skip_invoices skip_latefees skip_ccprocessing skip_invoicereminders skip_domainrenewalnotices skip_suspensions skip_terminations skip_cancelrequests skip_cancelrequests skip_closetickets skip_affreports skip_ccexpirynotices skip_usagestats
Como eu sei que deu certo? Vá no Log de atividades e confira!
Além disso você receberá o WHMCS Cron Job Activity contendo apenas 1 linha:
Espero que tenha ajudado!
Atualização 21/05/2010 16:30
Gentilmente o Luciano (HetOnline) forneceu o código fonte do gerador de cron, com isso fiz algumas modificações para deixar mais prático.
Faça o download do arquivo Gerador Cron Job (266) e descompacte o arquivo GeradorCron.zip. Você encontrará 2 pastas (ISO ou UTF) de acordo com o charset do seu WHMCS envie o arquivo cronjob.php para /seuwhmcs/admin/ e em seguida execute http://seuwhmcs.com/admin/cronjob.php
Selecione as opções e clique em Gerar Cronjob ele irá exibir o link (Executar HTTP), Resultado HTTP caso você queira copiar e colar ou o resultado a ser inserido no agendador de tarefas caso você queira alguma automatização ( exemplo gerar backup 2x ao dia e etc… ).
Algumas observações: o script vai detectar automaticamente a pasta admin do WHMCS (mesmo se a pasta estiver customizada). Só será possível acessar http://seuwhmcs.com/admin/cronjob.php caso você esteja logado no admin do WHMCS ( assim evitando engracadinhos tentando executar sem autorização).
Vale ressaltar que o Script online cumpre o objetivo, apenas procurei aperfeiçoar. Obrigado Luciano!
Gostou? Comente!
Edvan










