Os departamentos de suporte ou sistema de tickets é algo básico no WHMCS e facilita bastante a vida da empresa pois simplifica o contato entre ambas partes. Algumas empresas só permitem que o cliente envie uma solicitação para um departamento X caso o mesmo esteja registrado (seja cliente de fato), essa condição fornece um recurso interessante.
Produto/Serviço
Ao preencher o formulário de suporte o WHMCS fornece o campo “Produto/Serviço Relacionado” na qual o cliente seleciona para qual produto/serviço ele necessita de suporte.
Por padrão o WHMCS irá listar todos os produtos/serviços contratados independente se o cliente cancelou o produto, em alguns casos essa situação pode ser problemática ( imagine se o cliente tiver 10 produtos cancelados? ).
Personalização
Inspirado no tópico Filtro Produtos/Serviços criei uma personalização simples que irá ocultar os produtos/serviços cancelados, é simples.
Edite o arquivo supportticketsubmit-steptwo.tpl de acordo com seu template /seuwhmcs/templates/seutemplate/ localize a linha:
<option value="{$relatedservice.id}">{$relatedservice.name} ({$relatedservice.status})</option>
E substitua por:
{if $relatedservice.status != "Cancelado"} <option value="{$relatedservice.id}">{$relatedservice.name} ({$relatedservice.status})</option> {/if}
Caso deseje ocultar mais de um status basta utilizar:
{if $relatedservice.status != "Cancelado" || $relatedservice.status != "Suspenso"} <option value="{$relatedservice.id}">{$relatedservice.name} ({$relatedservice.status})</option> {/if}
Simulação
Na simulação abaixo o cliente de testes possui 4 serviços cancelados.
Após personalização os serviços cancelados não serão mais visualizados.
Gostou da personalização? Comente!
Essa dica é excelente. Se tem uma coisa chata é ficar procurando um serviço no meio de um monte inativo.
É possível também personalizar para outros status.
Isso é bem interessante se a pessoa quiser bloquear suporte para serviços suspensos, Ed.
Essa dica é excelente. Se tem uma coisa chata é ficar procurando um serviço no meio de um monte inativo.
É possível também personalizar para outros status.
Isso é bem interessante se a pessoa quiser bloquear suporte para serviços suspensos, Ed.
E como faz para inibir mais de um status?
Ex: Cancelado, expirado ou encerrado
Sim, é possível:
{if $relatedservice.status != “Cancelado” || $relatedservice.status != “Suspenso”}
Coloquei essa informação atualizada no post.
Colocando 1 opção funciona, quando coloca 2 opções (Encerrado ou Expirado), não funciona.
Bruno,
Acabei de testar e não tive problemas.
Qual sintaxe você está utilizando? A linguagem do sistema está em Português?
Coloquei esta
{if $relatedservice.status != “Cancelado” || $relatedservice.status != “Encerrado”}
Sim esta em PT
Bruno,
Tente o seguinte:
if $relatedservice.status != “Cancelado” && $relatedservice.status != “Encerrado”}
Lembrando que a tradução precisa está igual a condição.
Sim, agora funcionou, qual era meu erro?
Era um falha no código “||” por “&&”.
E como faz para inibir mais de um status?
Ex: Cancelado, expirado ou encerrado
Sim, é possível:
{if $relatedservice.status != “Cancelado” || $relatedservice.status != “Suspenso”}
Coloquei essa informação atualizada no post.
Colocando 1 opção funciona, quando coloca 2 opções (Encerrado ou Expirado), não funciona.
Bruno,
Acabei de testar e não tive problemas.
Qual sintaxe você está utilizando? A linguagem do sistema está em Português?
Coloquei esta
{if $relatedservice.status != “Cancelado” || $relatedservice.status != “Encerrado”}
Sim esta em PT
Bruno,
Tente o seguinte:
if $relatedservice.status != “Cancelado” && $relatedservice.status != “Encerrado”}
Lembrando que a tradução precisa está igual a condição.
Sim, agora funcionou, qual era meu erro?
Era um falha no código “||” por “&&”.
Bacana essa dica, Edvan!
É possível desabilitar a opção “Nenhum”, para que o cliente possa escolher exatamente qual o serviço ele deseja suporte?
Não recomendo isso, mas se quiser mesmo assim basta apagar a linha
==========
{$LANG.none}
==========
Tem como deixar isso obrigado “Se o cliente não escolhe um serviço não abre o ticket”.
Mas a opção Nenhum não poderia preencher esta obrigação.
Sim, é possível!
Caso queira um orçamento dessa personalização entra em contato via [email protected]
Bacana essa dica, Edvan!
É possível desabilitar a opção “Nenhum”, para que o cliente possa escolher exatamente qual o serviço ele deseja suporte?
Não recomendo isso, mas se quiser mesmo assim basta apagar a linha
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Tem como deixar isso obrigado “Se o cliente não escolhe um serviço não abre o ticket”.
Mas a opção Nenhum não poderia preencher esta obrigação.
Sim, é possível!
Caso queira um orçamento dessa personalização entra em contato via [email protected]
Me dê uma ajudinha… Eu traduzi o (tblticketstatuses – Banco de dados) status, exemplo: cloud para Fechado… mas quado traduz ele deixa de enviar os tickets para o email e não aparece nas quantidade especificadas, (aberto, fechado, aguardando…) e não fica gravado na aba de emails do clientes… o mesmo ocorre se eu traduzir o TITULO DOS TEMPLATES, que só dá via banco de dados… o de dentro esta tudo bem… mas quando volto para o inglês (status) ele aparece como criado mais não envia… e quando eu volto tudo para o inglês (status e títulos), tudo volta a funcionar… como ou onde eu tenho que mudar para reconhecer a tradução para o português… já que não dá via lang e banco de dados …? estou usando a versão 5.3.14
Albert,
Os status dos tickets e títulos dos emails templates não podem ser traduzidos diretamente no banco de dados.
Certamente isso nunca será possível.
Você que tem contato direto com os caras do whmcs… pede para colocarem o comanda universal [ticketclosed]… e não por frase… assim tem como traduzir via lang… eu só não mudo por que a página de comando esta criptografada… mais é simples e rápido… Pedi lá, todos agradece… braço…
Sinceramente não compreendi sua dificuldade.
Me dê uma ajudinha… Eu traduzi o (tblticketstatuses – Banco de dados) status, exemplo: cloud para Fechado… mas quado traduz ele deixa de enviar os tickets para o email e não aparece nas quantidade especificadas, (aberto, fechado, aguardando…) e não fica gravado na aba de emails do clientes… o mesmo ocorre se eu traduzir o TITULO DOS TEMPLATES, que só dá via banco de dados… o de dentro esta tudo bem… mas quando volto para o inglês (status) ele aparece como criado mais não envia… e quando eu volto tudo para o inglês (status e títulos), tudo volta a funcionar… como ou onde eu tenho que mudar para reconhecer a tradução para o português… já que não dá via lang e banco de dados …? estou usando a versão 5.3.14
Albert,
Os status dos tickets e títulos dos emails templates não podem ser traduzidos diretamente no banco de dados.
Certamente isso nunca será possível.
Você que tem contato direto com os caras do whmcs… pede para colocarem o comanda universal [ticketclosed]… e não por frase… assim tem como traduzir via lang… eu só não mudo por que a página de comando esta criptografada… mais é simples e rápido… Pedi lá, todos agradece… braço…
Sinceramente não compreendi sua dificuldade.
Não funcionou na ultima versão..
Obrigado por avisar!
O que precisa ser modificado para funcionar na nova versão?
Ter conhecimentos em programação e adaptar como exemplo da página.
Não funcionou na ultima versão..
Obrigado por avisar!
O que precisa ser modificado para funcionar na nova versão?
Ter conhecimentos em programação e adaptar como exemplo da página.