5 motivos para não usar WHMCS

Há um tempo atrás, eu estava conversando com uma pessoa sobre como o WHMCS era bom e como era completo. Nesta época, eu prestava serviços para uma empresa de grande porte e questionei o CEO sobre a possibilidade de usar o WHMCS em vez de termos vários sistemas para gerenciar. Ele ficou de dar uma olhada e o projeto acabou sendo deixando para segundo plano. Pouco tempo depois, retomei o assunto com o colega por conta da mudança de painel de HostDime Brasil - que passou a usar o sistema CORE igual a matriz. Desta vez, eu consegui ver porque grandes empresas não usam o WHMCS.

1 - Segurança

O motivo principal é segurança. Tá certo que o WHMCS não é o sistema de código aberto, mas também apresenta ocasionalmente um erro que pode causar alguma dor de cabeça. O fato de ser amplamente usado também facilita a criação de cadastros e pedidos falsos.

2 - Integração

O fato é que empresas de grande porte, em sua maioria, tendem a ter painéis de controle personalizados (vide Locaweb, HostNet, KingHost) e fazer uma integração pode sair muito mais custoso em termos de tempo e dinheiro do que começar um sistema do zero. O que acontece se você estiver em um ambiente não suportado pelo WHMCS?

3 - Atualização

Para quê estar sujeito às atualizações do Matt (criador do WHMCS) se sua equipe de desenvolvedores podem resolver uma incompatibilidade assim que ela surgir? E convenhamos, às vezes, o tempo de resposta no suporte não é exatamente o ideal para um empresa de grande porte. E quando vier uma atualização, isso vai exigir que eu refaça meu template?

4 - Especificidade

O helpdesk embutido no WHMCS é muito bom, mas será se pode substituir o Kayako (sim, eu sei que tem integração)? O sistema de anúncios é suficiente para deixar o blog de lado? E se eu quiser fazer uma promoção que acumule vários itens?

5 - Personalização

O WHMCS tem API disponível, você pode aprender a criar hooks e actions e deixar o sistema do jeito que você quer - ou quase.  O módulo para registro de domínios nacionais custa 200 dinheiros americanos - o que não é muito para uma empresa de grande porte (se alguém estiver usando, avise). O gateway para pagamento com cartão de crédito junto à Cielo também tem que ser desenvolvido ou comprado.

Enfim, não estou dizendo que o WHMCS é ruim, muito pelo contrário, defendo seu uso para nós, usuários pequenos a médios. Entretanto, vejo vários motivos para empresas de grande porte não usarem ele como solução de gerenciamento. Não tem nada que atenda uma empresa tão bem como um software desenhado por ela mesma. A maioria destas empresas até oferece o WHMCS como cortesia ou serviço adicional para seus clientes de revenda.

Edvan

Proprietário da Edvan.com.br, referência em WHMCS no Brasil através de consultorias e desenvolvimento de produtos/serviços para WHMCS.

You may also like...

Scroll Up