Addon Grátis – Autenticação em 2 passos

15

Com o lançamento do WHMCS 5.2.1 foi implementado o recurso “autenticação em 2 passos” que nada mais é que uma segunda etapa para o login do seu cliente ou para seu ADMIN WHMCS. Por padrão você precisa pagar para utilizar esse recurso ( neste post tem outros detalhes ) chato né? Pensando nisso um desenvolvedor criou um Addon gratuito baseado no Time Based Tokens.

Testei ontem o WHMCS OATH Addon e fiquei surpreso pela qualidade do código, 100% funcional e semelhante ao Time Based Tokens você terá uma economia mensal de R$ 5,00 aproximadamente!

Vamos parar de enrolação e explicar como fazer o download/instalar/configurar ( processo simples e rápido ).

1) Faça o download do arquivo [Download não encontrado.].

2) Após descompactar o arquivo WHMCS OATH 1_1_0.zip, envie a pasta local /modules/ pasta remota via FTP/cPanel /seuwhmcs/

3) Acesse o menu Setup/Configurações >> Addon Modules/Módulos Adicionais

4) Procure por OATH Two Factor Authentication e clique no botão verde ( Activate/Ativar )

5) Após ativar clique em Configure/Configurar conforme exemplo abaixo e salve as alterações.

6) Vá no menu Addons/Adicionais >> OATH Two Factor Authentication

7) Clique no botão Enable Two-Factor Authentication 

8) Você precisa ter instalado em seu celular/dispositivo o Google Authenticator ( iOS ou Android ), abra (1) Google Authenticator e (2) clique em adicionar ( 3) selecione a opção “+”, escolha a opção (4) Ler Código de barras.

9) Aponte sua câmera* para o QRcode e informe o código gerado no campo (Enter your code) clique em Verify Code

* Coisa rara hoje um celular não ter câmera, caso não tenha selecione Inserir manualmente e siga os passos.

Pronto! No próximo login (admin) será solicitado a autenticação em 2 passos ( esse procedimento é necessário para cada admin ) se preferir que a autenticação seja imediata marque a opção ( Required ) ao invés de ( Yes ) vide passo-a-passo 5.

O addon também permite que o cliente utilize esse recurso, como este post ficou gigante fica pra próxima.

Os testes foram efetuados na última versão estável do WHMCS v5.3.6.

Gostou? Comente!

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá Edvan, muito obrigado por compartilhar essa importante informação. Essa ferramenta traz muita tranquilidade em questão de segurança visto que sempre temos que tomar total cuidado com a administração do WHMCS já que uma invasão a conta pode arruinar uma empresa.

  2. Olá Edvan, muito obrigado por compartilhar essa importante informação. Essa ferramenta traz muita tranquilidade em questão de segurança visto que sempre temos que tomar total cuidado com a administração do WHMCS já que uma invasão a conta pode arruinar uma empresa.

  3. Edvan, fui além do seu turotial e tentei disponibilizar a ferramenta para meus clientes… Se eu for pelo link ok, funciona, más quando eu coloco ele no meu template não aparece, você tem alguma ideia do que pode ser?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here