O post de hoje irá fornecer dicas de como aumentar a performance/desempenho do seu WHMCS. Sabemos que a cada atividade executada pelo WHMCS é registrado em forma de log ( sistema, admin, meios de pagamento, importação de ticket via e-mail e histórico de WHOIS ) com isso é possível controlar e monitorar toda atividade do sistema, por um lado isso é excelente e por outro um tanto prejudicial!Com o tempo, os registros de log em seu sistema irá acumular de uma forma que não se tem “controle”… daí você percebe que seu banco de dados cresceu muito e a performance do WHMCS não é mais a mesma. Felizmente isso é simples e fácil de contornar em alguns cliques!
Primeiramente verifique o tamanho da sua base de dados, acesse o menu Utilitários, Sistema e clique em Database Status ou acesse https://seuwhmcs/admin/systemdatabase.php e confira o Total Size ( tamanho total da base de dados ) guarde esse número.
Em seguida acesse o menu Utilitários, Sistema e clique em Limpeza do Sistema ou acesse https://seuwhmcs/admin/systemcleanup.php
Ao abrir a página você poderá conferir 7 funções:
Ao clicar em Go o WHMCS irá excluir todos os registros!
Empty Gateway Log = log dos meios de pagamento ( Retorno Automático ).
Empty WHOIS Lookup Log = log das pesquisas de domínios ( WHOIS ).
Empty Ticket Mail Import Log = log das importações dos emails convertido em ticket.
Empty Template Cache= cache do sistema ( templates_c ) em 2008 publiquei um script que faz a limpeza diária via cron.
Prune Client Activity Logs= log das atividades do sistema, através de uma data que você informar ele irá excluir antes dessa data.
Prune Saved Emails= e-mails enviados pelo WHMCS, mesmo processo citado você irá escolher uma data.
Prune Old Attachments= anexos dos e-mails, mesmo processo citado você irá escolher uma data.
Observação: O WHMCS não disponibiliza a limpeza dos log admin ( esses logs são armazenados na tabela tbladminlog ) por sua conta em risco!
Existe outras dicas:
Após executar a limpeza, volte a acessar o menu Utilitários, Sistema e clique em Database Status ou acesse
Achei estranho uma coisa eu limpei os email enviados porem continua usando o espaço
tblemails0XXX301.59 Kb
Isso é normal, certamente você definiu um intervalo pequeno ou sua tabela era pequena.
Na verdade limpei ela totalmente, o WHMCS não deveria eliminar todos os registros?
Teoricamente sim… tem que verificar no MySQL (phpMyadmin) quais os dados que essa tabela possui,
Achei estranho uma coisa eu limpei os email enviados porem continua usando o espaço
tblemails0XXX301.59 Kb
Isso é normal, certamente você definiu um intervalo pequeno ou sua tabela era pequena.
Na verdade limpei ela totalmente, o WHMCS não deveria eliminar todos os registros?
Teoricamente sim… tem que verificar no MySQL (phpMyadmin) quais os dados que essa tabela possui,
[…] O post de hoje irá fornecer dicas de como aumentar a performance/desempenho do seu WHMCS. Sabemos que a cada atividade executada pelo WHMCS é registrado em forma de log ( sistema, admin, meios de pagamento, importação de ticket via e-mail e histórico de WHOIS ) com isso é possível controlar e monitorar toda atividade do sistema, por um […] leia mais… […]
Olha, dica bacana! Eu tenho mesmo que otimizar o meu whmcs.
Realmente as dicas ajudam!
Olha, dica bacana! Eu tenho mesmo que otimizar o meu whmcs.
Realmente as dicas ajudam!
Obrigado Edvan, por compartilhar essas informações.
Só tenho uma dúvida, qual o intervalo que devo utilizar para
fazer uma limpeza de log na minha base de dados?
Isso se tratando de uma Revenda na Hostgator
Disponha, isso depende da sua base de dados… uma verificação a cada 6 meses é ideal!
Obrigado Edvan, por compartilhar essas informações.
Só tenho uma dúvida, qual o intervalo que devo utilizar para
fazer uma limpeza de log na minha base de dados?
Isso se tratando de uma Revenda na Hostgator
Disponha, isso depende da sua base de dados… uma verificação a cada 6 meses é ideal!