Dicas WHMCS Parte 14

22

Olá pessoal, devido a compromissos profissionais não estou com condições de postar semanalmente… Hoje irei contribuir com mais 5 dicas para WHMCS assim completamos  70 dicas. Posso arriscar a dizer que 80% das dicas postadas irão te ajudar de alguma forma ( visual/funcional ), volto a afirmar que algumas dicas são fruto da utilização diária e das consultorias/suporte que prestamos para as diversas empresas espalhadas no brasil, além da constante pesquisa na documentação oficial da WHMCS.com. Aguardo seu comentário no final deste post.

Reunimos nos links:  1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 todas as dicas que publicamos anteriormente!

Dica 66 – No WHMCS algumas configurações passam desapercebidas ( são muitas e se você não deter conhecimento do sistema poderá ficar frustado ). Algumas empresas optam pela automatização completa ( criação de contas, liberação de recursos e etc… ) e ao optar pela configuração “Automatically setup the product as soon as the first payment is received/ Após receber o primeiro pagamento efetue a liberação/criação do produto” determinada na guia de cada produto/serviço aba Module Settings/Configurações do módulo os administradores ficam no dilema… será 100% seguro optar por essa configuração? Em alguns ramos de negócio sim, outros não! Existe uma alternativa, que tal liberar essa opção apenas para clientes da “casa” de forma automática? É possível? Sim, acesse o menu Setup/Configurações clique em General Settings/Configurações Gerais e localize a última aba Ordering/Pedidos localize a opção Only Auto Provision for Existing/Liberação Automática para Clientes assim os pedidos terão que passar por uma revisão manual.

Dica 67 – As últimas versões do WHMCS ganharam um novo template admin chamado “Blend” e existe diversos pontos que poderia melhorar…  na lateral esquerda existe uma barra de ferramentas ( atalhos, informações do sistema, busca/pesquisa e os administradores online ), abaixo dessas informações existe um “micro” link chamado « Minimise Sidebar que irá ocultar a barra para que a área de trabalho fique maior, o chato é que para ter acesso você precisa rolar a página ( dependendo da resolução do seu monitor ). A ideia é colocar um segundo link com mais destaque no topo da barra, abra o arquivo sidebar.tpl que fica localizado em /seu_admin/templates/blend/ e insira na linha 1 o código:

<a href="#" onclick="sidebarClose();return false">&laquo; Ocultar</a><br /><br />

Salve as alterações, volte a seu admin WHMCS e atualize a página ( CTRL + F5 ).

Dica 68 – Alterar a logomarca do WHMCS  no admin, é possível? Sim, basta substituir o arquivo (imagem) correspondente a seu template. Por padrão as imagens estão localizadas em  /seu_admin/templates/(blend, original ou v4)/images/, vejamos as referências. Para template blend substitua o arquivo logo.gif, já o original o arquivo é toplogo.gif e por fim o v4 que utiliza sprite.png ( esse último arquivo engloba logomarca, menus ).

Dica 69 – Em alguns ramos de negócio o cadastro dos dados são dispensáveis e as últimas versões (5.x.x) do WHMCS possibilita que esses dados fiquem opcionais. Para isso acesse o menu Setup/Configurações clique em General Settings/Configurações Gerais e localize a última aba Other/Outros, procure a opção Optional Client Profile Fields/Campos Opcionais para o Perfil do cliente não confunda com Locked Client Profile Fields/Bloqueio de edição dos dados (que visa bloquear as alterações de dados após o preenchimento das informações). É possível colocar como opcional os seguintes campos ( FirstName= Primeiro Nome, | Last Name= Sobrenome | Address1= Endereço, Bairro | City= Cidade | State=Estado | Postcode= CEP | Phone Number= Telefone ). Detalhe, os campos continuaram visíveis mas não obrigatórios (em um próximo post irei explicar como ocultar esse campos via template).

 Dica 70 – Para alguns clientes o simples fato de alterar a exibição das informações representa algum benefício (“gosto não se discute”). No topo direito do admin WHMCS é exibido a data/hora em inglês e por padrão não é possível traduzir essa informação. Obviamente que existe uma alternativa, abra o arquivo configuration.php que fica localizado na raiz do diretório WHMCS e insira na linha 2 o código:

setlocale(LC_TIME,'pt_PT');

Salve as alterações! Agora seu WHMCS  irá exibir data/hora no formato brasileiro.

22 COMENTÁRIOS

  1. Olá Edvan, meu WHMCS está dando Erro no servidor quando entro pelo chorme e pelo mozilla fica tudo branco. Você sabe oque pode está acontecendo e como conserta?

  2. Olá Edvan, meu WHMCS está dando Erro no servidor quando entro pelo chorme e pelo mozilla fica tudo branco. Você sabe oque pode está acontecendo e como conserta?

  3. Estava vendo esse seu tutorial aqui cara sobre a dica 70.

    Tipo, não entendi muito quando fala da linha 2.. porque o arquivo configuration.php aparece as coisas tipo http://prntscr.com/9srfdu

    Tu poderia me quebrar essa? É porque as datas das faturas estão indo tudo em inglês, puts.

    Obrigado!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here