Erros SQL e Hooks no WHMCS

As últimas versões do WHMCS possuem alguns recursos nativos que requerem atenção por parte do administrador, só habilite se realmente você tiver conhecimento, recomendação do fabricante ou profissional especializado. As dicas em blogs, fóruns ou amigos tem seu valor mas sempre que possível verifique as consequências, uma vez a opção ativada e o problema sanado lembre-se de desabilitar.

Semana passada estava prestando uma consultoria em um projeto e percebi que o log de atividades do sistema estava muito lento e não conseguia exibir os registros apenas aparecia a informação ( Página 1 de 147XXXXX ) o número parecia bug/erro do WHMCS, ao verificar a base de dados realmente eram  logs reais. Que susto! E o tamanho ocupado? + 1gb de informação "inútil", só de 1 log pude perceber  7 milhões de registros.

Solução

A primeira solução foi desabilitar os logs SQL e Hooks conforme imagem abaixo:

A documentação informa:

A ativação desta opção resultará em um grande número de entradas de log de atividades, portanto, deve ser usado com moderação e somente quando a depuração de problemas de gancho. Deve então ser imediatamente desligado.

Metade do problema foi resolvido e os registros? O WHMCS possui um utilitário nativo (padrão) que permite a limpeza dos registros, aonde é possível informar uma data e todos os registros anteriores aquela data serão excluídos.

A solução acima pode ser um problema pois alguns registros importantes podem ser perdidos, então a solução seria criar uma consulta SQL para excluir os registros específicos.

As consultas abaixo são funcionais mas recomendo cautela, elas devem ser executadas via phpMyAdmin ou através de um cliente MySQL/SSH. Sugiro que faça um backup antes da exclusão!

Excluir Log dos Hooks:

Excluir Log de Smarty Error

Na documentação do sistema você encontra outras informações. 

Gostou? Comente!

Edvan

Proprietário da Edvan.com.br, referência em WHMCS no Brasil através de consultorias e desenvolvimento de produtos/serviços para WHMCS.

You may also like...

Scroll Up