Instalação do WHMCS: passo-a-passo

Então, você ouviu falar por aí que WHMCS é um dos melhores gerenciadores de hospedagem do mercado - se não o melhor - e decidiu fazer um teste? Vamos te explicar e lhe ajudar neste processo. O primeiro é a compra e a instalação, que veremos agora, e depois trataremos da configuração em posts futuros.

Pré-requisitos

Antes de sair gastando dinheiro, é bom saber se o seu servidor tem tudo que é necessário para rodar o WHMCS sem problemas.  Veja o que você tem que quer:

  • Sistema operacional: Windows ou linux;
  • PHP 5 ou mais recente;
  • MySQL 4 ou mais recente, sempre com "strict mode" habilitado;
  • Suporte a CURL, com SSL;
  • Biblioteca de imagens GD2;
  • Compatibilidade com Ioncube (alternativamente, podemos instalar os loaders para resolver isso).

Se tiver dúvidas, basta enviar um email para o seu provedor perguntando se os recursos acima estão disponíveis. Se seu provedor já oferece o WHMCS a seus clientes é muito provável que tudo isto já esteja disponível.

Licenças

O WHMCS possui 2 tipos de licenças, a mensal e a "pra vida toda". Na primeira, você fica pagando a mensalidade como em um serviço qualquer. A segunda lhe dá direito a, além da licença, um ano de atualizações e suporte (que são renováveis por mais um ano pela taxa de 44,95 dólares).

Em todos os dois tipos é possível remover a linha Powered By WHMCS, pagando um pouco a mais - $3 na mensal e 75$ na outra.

Comprando sua licença

Se for comprar direto do fornecedor, os meios de pagamento aceitos são Paypal e cartão de crédito (internacional). Tome cuidado ao comprar WHMCS de revendores não autorizados. Sempre solicite o número de sua licença, pois ele é que define a validade do seu WHMCS.

Ao escolher a sua licença você não é obrigado a comprar os addons. Apenas clique em Add to Cart e prossiga com a sua compra. Se tiver dúvidas, comente abaixo que lhe ajudaremos pelo processo.

Download

Depois da compra, vá para a área de membros do whmcs. E clique em Services > Licenses & Services.

Você verá uma lista com as licenças adquiridas por você - ativas ou não.  Selecione a linha que contém a licença com a qual deseja trabalhar e clique em details.

Ok, agora anote o número da sua licença (é a parte que está borrada na imagem abaixo). Vamos precisar deste código mais adiante quando estivermos instalando o WHMCS.

Agora prossiga para a aba Downloads para baixarmos os arquivos.

Baixe sempre o arquivo que diz algo como "latest stable release". Os arquivos que possuem o texto "incremental" são correções de versões anteriores. Clique em download e joque o arquivo compactado lá na área de trabalho.

Instalação

Existem dois jeitos de enviar o arquivo pro seu servidor: FTP e via cPanel. Eu, particularmente, prefiro via cPanel, pois me economiza tempo (mas vamos fazer via FTP). Você pode enviar o whmcs para qualquer pasta ou subdomínio que desejar.

Upload

Descompacte o arquivo baixado no seu desktop. O resultado são 2 arquivos (Readme e EULA) e uma pasta chamada WHMCS. Renomeie o arquivo configuration.php.new - dentro da pasta whmcs - para configuration.php.

Você deve enviar o conteúdo desta pasta para o seu servidor. No nosso caso, vamos enviar o CONTEÚDO da pasta whmcs para dentro da pasta CLIENTES.

OBS: Deste modo, o endereço do nosso whmcs (para o cliente), fica como www.site.com.br/clientes.

OBS 2: Para enviar via cPanel, use o gerenciador de arquivos, faça upload do arquivo compactado, descompacte o arquivo (botão direito em cima do arquivo > extrair), depois mova e renomeie a pasta whmcs conforme desejar e não esqueça de renomear o configuration.php.new para configuration.php.

Banco de dados

Agora, você tem que criar um banco de dados em seu painel de controle. Isso vai depender do painel de controle que você está usando. Mas, em geral, você precisa criar um usuário e senha de MySQL e depois criar um banco. É importante lembrar de dar permissões

No cpanel, você deve abrir a página de bancos de dados MySQL e criar um banco de dados:

Preencha a parte de Adicionar novo usuário e clique em criar usuário e em seguida adicione o usuário criado ao banco de dados que você já fez.

 

Instalação

Depois do upload, acesse www.seusite.com/SEU-WHMCS/install/install.php e clique em I Agree.

Se tudo der certo, clique em continue.

Agora insira as informações necessárias:

E a última parte é informar os seus dados de admin do sistema e clicar em complete setup:

E acabou!

Remova a pasta install da instalação do seu whmcs e pronto. Se tiver dúvidas, comente abaixo. Na próxima, daremos início a parte de configurações.

Para ver como fazer a instalação via Softaculous, veja o tutorial que o Marco postou em nosso fórum.

Edvan

Proprietário da Edvan.com.br, referência em WHMCS no Brasil através de consultorias e desenvolvimento de produtos/serviços para WHMCS.

You may also like...

Scroll Up