WHMCS.Blog.Br x Lighttpd

2

Ontem tivemos uma pequena instabilidade no blog por cerca de 15 minutos devido a uma migração de web server, não confunda com troca do servidor ( troca de dns, ip ). O blog operava sobre o velho conhecido Apache e foi migrado para o Lighttpd ( Lightweight open-source web server ) servidor web pouco conhecido no brasil. O intuito desse post é explicar um pouco sobre esse servidor web e falar da experiência em utilizar o WHMCS sobre ele.

O lighttpd é um servidor web projetado para otimizar ambientes de alta performance. A utilização de memória é baixa se comparada a outros servidores web, possui um bom gerenciamento de carga da UCP (CPU) e opções avançadas como CGI, FastCGI, SCGI, SSL, reescrita de URL, entre outras. Ele concorre de igual para igual com servidores consagrados, como Apache, nos quesitos velocidade, uso do processador e memória. Em alguns casos mostra-se até superior. No Brasil, apenas 1 empresa de hospedagem utiliza este web server. Internacionalmente, o Youtube (na área de vídeos), Wikipedia (em algumas sessões do site) e Meebo também utilizam o Lighttpd como servidor web.

Após a migração resolvi instalar o WHMCS sobre esse servidor, alimentei o WHMCS com alguns dados e o ganho de performance já é alto pois o servidor está no brasil com o Lighttpd as consultas se tornaram mais rápidas e o carregamento do sistema em si foi excepcional.

Resolvi testar o Livezilla e o ganho de performance foi 30% desde o login do front end do sistema ao atendimento em si.

Estou animado com esse servidor web e acredito que seria uma boa a HostDime implementar nos servidores.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here