Minha opinião sobre a nova política de atualização do WHMCS

11

Uma dos recursos do WordPress que mais me agrada é a retrocompatibilidade. Se você pegar um tema antigo do WP (desenvolvido com base no Codex e não na gambiarra) e instalar em um blog com a versão mais recente, você até pode ver alguns erros, mas o conteúdo principal vai estar disponível e funcionando.

O mesmo eu já posso afirmar sobre o WHMCS.

Meus templates antigos já não fazem o básico e os mais recentes apresentam um festival de erros a cada lançamento. Entendo que parte disso é devido a minha péssima mania de personalizar tudo. E em boa parte dos casos, faço isso como o próprio WHMCS manda, usando a sua API. E mesmo assim, encontro problemas.

OtherNew

Tradução:

Ciclo de desenvolvimento de 6 semanas começa agora – A partir de hoje, nós do WHMCS estamos comprometidos a um ciclo de lançamento de 6 semanas. Isto significa que você não terá que esperar mais que 6 semanas para ter as últimas atualizações e melhorias do sistema.

Atualização automática – Apelidado de WHMCSUP (é, porque nós precisávamos mesmo de mais letras…), nós em breve lançaremos nosso utilitário de atualização automática do WHMCS, que permitirá que seu sistema se atualize automaticamente para o nível de versão de suas escolha sempre que houver atualização.

Log de mudanças – Registro detalhado de alterações para cada versão estão agora em https://changelog.whmcs.com e os bugs podem ser enviados pelo https://bugs.whmcs.com

[fresh_alert color=”yellow”]E agora o WHMCS está com um ciclo de desenvolvimento de 6 semanas. Versão nova a cada 42 dias.[/fresh_alert]

facepalmNão acho que deva haver um prazo para lançamento de versão, não deste jeito. Acredito sim que novas versões devam ser lançadas para corrigir erros, implementar melhorias, etc.

Mas até que ponto estas atualizações vão mexer com quem customizou o sistema para adequar ao seu uso? Só sei que as minhas customizações vão pro espaço (fazer companhia ao Picard).

Não sei se a nova atitude é para cobrir todas as solicitações feitas na seção de Feedback ou se foi uma estratégia por conta de inúmeras reclamações pertinentes ao software e ao suporte do mesmo.

E tem também a novidade da atualização automática, função a ser embutida em breve segundo a empresa.

E eu que estava abrindo a minha instalação local para fabricar mais um template (para distribuir aqui), fiquei desanimada e desisti. É frustrante demais.

Eu sei que reclamo para caramba do Matt, mas ele tem testado a minha paciência com decisões assim. Mandei um ticket perguntando como isto afetaria os usuários com modificações nos templates (ou no sistema) e atualizo aqui quando receber a resposta.

Qual a opinião de vocês sobre a mudança?

11 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou agarrado em umas 3 versões pra baixo, pois uma delas, causou erro no meu sistema de ticket. Os procedimentos para achar os erros eram tantos, que me deu preguiça.
    tenho medo das atualizações do WHMCS

  2. Tenho medo dessas atualizações. Sou novo no WHMCS, mas uso o whmcs integrado no WordPress, ou seja, o layout do whmcs é o mesmo do WordPress, cada atualização fico com um pé atrás se afetara minhas customizações etc… Se o autoupdate não afetar os Templates, módulos, parâmetros etc, seria uma boa, igual o WordPress. Mas, antes de qualquer update, aconselho a sempre ter um backup em mãos, mesmo no WordPress, whmcs, ou qualquer outro sistema que você use.

  3. A solução que eu encontrei foi ter 2 instalações, uma utilizada pelos clientes e outra para testes. Quando sai uma atualização, eu atualizo a versão de testes, coloco o tema personalizado, faço a correção dos erros, proveito para testar a nova versão e espero pela “incremental” que sai alguns dias depois e corrigi alguns erros.

    • Pena que só tem a licença DEV quem adquiriu a licença direto do site do whmcs. Para quem tem a licença do whmcs que ganhou, por exemplo a hostgator, eles compram uma taxa de $45 dólares pela licença de desenvolvedor (testes). Vou adquirir logo logo uma licença FULL direto do site deles, pq essa da hostgator é mto limitada. Assim que sair da revenda e ir para um VPS ou dedicado, irei efetuar a compra.

  4. Também não gosto dessas atualizações. Quase me bateram em um outro site especializado quando eu falei isso há alguns meses.

    E olha que eu nem tenho tantas modificações. O problema é que tem coisa que não consigo testar e o coitado do cliente é que acaba virando cobaia e isso gera reclamação.

    E ficar sempre fazendo upload do sistema inteiro é uma %$%@#@$#$.

    O suporte deles parece esses suportes do UOL, PagSeguro etc. Parece resposta dada por script.

    • Também não gosto dessas atualizações, mas elas são necessárias para a segurança e eu me sinto obrigado a aplicá-las. Mas… um dia termino o desenvolvimento do meu sistema, sem interface para cliente e somente administrativa, para gerar as cobranças apenas. Sistema de ticket tem um monte GPL por aí.

  5. A algum tempo eu desisti de personalizar o WHMCS, faço apenas a personalização do cabeçalho e do rodapé, o resto fica exatamente com o original, assim fica bem difícil de dar alguma incompatibilidade e com isso tenho menos chances de ter problemas.

    Ao que parece o WHMCS é uma tremenda colcha de retalhos, não foi desenvolvido de forma estruturada, por isso que a cada atualização mexe em tudo e acaba estragando muita personalização. Imagina com uma atualização cada 40 dias, vai ser um transtorno enorme…

  6. Vejo o whmcs perdendo fôlego nos últimos anos. Acompanho esse grande sistema desde 2008 e também compartilho do sofrimento de ter que refazer toda a integração e customização das templates a cada atualização.

    Recomendo um ambiente de testes para experimentar a mudança antes do ambiente de produção. Mesmo com todos esses problemas, acredito que seja mais fácil conviver com esse problema do que
    desenvolver um sistema desse porte pra uma empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here