Reajuste de Preços nas Licenças WHMCS

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Ontem a WHMCS.com divulgou o lançamento do WHMCS v7 conforme informamos aqui, antes deste anúncio foi publicado uma notícia sobre reajustes de preços. O artigo de hoje irá abordar as mudanças que começaram em 03/10/2016.

whmcs_precos

O novo modelo de preços será:

  • Até 250 clientes $15.95/mês (marca no rodapé);
  • Até 250 clientes $18.95/mês (sem a marca no rodapé);
  • Até 1000 clientes $24.95/mês (sem a marca no rodapé);
  • Mais de 1000 clientes $39.95/mês (sem a marca no rodapé).

Exemplo, você possui menos que 250 clientes ativos, seu preço não será alterado. Se você conseguir entre 251 e 1000 clientes ativos, o preço será reajustado para $24.95/mês. E se aumentar para 1001 ou mais clientes ativos, o novo preço será $39.95/mês.

Se você já possui uma licença ativa essa mudança só entrará em vigor em 6 meses (Abril/2017), para novas contratações a tabela acima já é válida.

Foi divulgado uma página com algumas perguntas/respostas para tentar sanar as principais dúvidas neste link você poderá consultar a página já traduzida para português via Google Translator.

Caso você possua licença WebHost/Revendedor ou Lifetime/Proprietária não haverá mudanças neste momento.

Particularmente achei estranho esse tipo de modelo, qual sentido em cobrar por clientes ativos se os recursos alocados não estão no servidor da WHMCS.com? Sinceramente não faz sentido, muitos clientes utilizaram os comentários deste artigo para reclamar.

Acho difícil a WHMCS.com voltar atrás dessa decisão!

E você o que acha dessa mudança? Comente!

34 COMENTÁRIOS

  1. Edvan, pois é… também não vejo lógica neste modelo de cobrança, afinal a quantidade de clientes cadastrados não afeta o custo deles em absolutamente nada.

    Uma licença que abandonei foi a do Interspire Marketer, tenho a licença original e fui aos poucos adicionando/comprando “numero de usuários” – hoje minha licença tem 51 usuários – mas abandonei o sistema pelo seguinte motivo: a taxa anual de suporte/update deles é baseada no número de usuários, chegaram a me cobrar 50 dolares por cada usuário. Mas tudo é self-hosted e eles não dão suporte aos meus usuários.

    Sei lá os caras deviam pensar melhor neste tipo de coisa.

    Seria mais honesto terem aumentado o valor da licença, ou no máximo criar uma licença “light” e outra “premium” – sendo a premium completa como é hoje a a light uma versão capada com menos recursos.

    E quero ver como eles vão resolver isso com as licenças de resellers… tem uma pá de datacenters que alugam a licença por 5 a 10 dolares – vai ser interessante ver como isso vai ficar. Por isso que não vão alterar nada agora para os resellers, porque é uma situação complicada.

  2. Edvan, pois é… também não vejo lógica neste modelo de cobrança, afinal a quantidade de clientes cadastrados não afeta o custo deles em absolutamente nada.

    Uma licença que abandonei foi a do Interspire Marketer, tenho a licença original e fui aos poucos adicionando/comprando “numero de usuários” – hoje minha licença tem 51 usuários – mas abandonei o sistema pelo seguinte motivo: a taxa anual de suporte/update deles é baseada no número de usuários, chegaram a me cobrar 50 dolares por cada usuário. Mas tudo é self-hosted e eles não dão suporte aos meus usuários.

    Sei lá os caras deviam pensar melhor neste tipo de coisa.

    Seria mais honesto terem aumentado o valor da licença, ou no máximo criar uma licença “light” e outra “premium” – sendo a premium completa como é hoje a a light uma versão capada com menos recursos.

    E quero ver como eles vão resolver isso com as licenças de resellers… tem uma pá de datacenters que alugam a licença por 5 a 10 dolares – vai ser interessante ver como isso vai ficar. Por isso que não vão alterar nada agora para os resellers, porque é uma situação complicada.

  3. Bora pesquisar os concorrentes…
    Fazer uma migração não será tão difícil quanto fazer qualquer atualização desse WHMCS, ainda mais com esse suporte fraco deles.

    O meu sistema não consegue fazer backup há mais de 1 ano e eles não fazem a menor ideia do porquê, não sugerem testes, alternativas e fecham o chamado dizendo que o sistema deles não tem problemas porque outros clientes não relataram a mesma coisa.
    E ainda vão aumentar o preço?

      • Obrigado Edvan, mas já havia verificado, até antes de entrar em contato com o tal suporte deles. Acredito que seja algum campo de tabela do SQL faltando, mas não tem nada sobre isso no Log. As tabelas já conferi todos os nomes, mas os campos ainda não. Ainda não tenho 20Mb na base de dados, mas faço o backup pelo SQL mesmo pra quebrar o galho.

        • Isso é estranho, como a base é pequena o backup seria bem rápido.

          Pode ser uma simples liberação de biblioteca PHP.

          Eu prefiro uma rotina exclusiva de backup e não depender do WHMCS para isso.

  4. Bora pesquisar os concorrentes…
    Fazer uma migração não será tão difícil quanto fazer qualquer atualização desse WHMCS, ainda mais com esse suporte fraco deles.

    O meu sistema não consegue fazer backup há mais de 1 ano e eles não fazem a menor ideia do porquê, não sugerem testes, alternativas e fecham o chamado dizendo que o sistema deles não tem problemas porque outros clientes não relataram a mesma coisa.
    E ainda vão aumentar o preço?

      • Obrigado Edvan, mas já havia verificado, até antes de entrar em contato com o tal suporte deles. Acredito que seja algum campo de tabela do SQL faltando, mas não tem nada sobre isso no Log. As tabelas já conferi todos os nomes, mas os campos ainda não. Ainda não tenho 20Mb na base de dados, mas faço o backup pelo SQL mesmo pra quebrar o galho.

        • Isso é estranho, como a base é pequena o backup seria bem rápido.

          Pode ser uma simples liberação de biblioteca PHP.

          Eu prefiro uma rotina exclusiva de backup e não depender do WHMCS para isso.

  5. Concordo com você, não faz sentido essa prática de preços. Mas será estamos preso a isso?
    Nos dias de hoje com a evolução da tecnologia, tem um equipe de desenvolvimento na empresa consegue se fazer uma painel tão bom o quanto. Tem custo tem, mas já estou pensando nisso.

  6. Concordo com você, não faz sentido essa prática de preços. Mas será estamos preso a isso?
    Nos dias de hoje com a evolução da tecnologia, tem um equipe de desenvolvimento na empresa consegue se fazer uma painel tão bom o quanto. Tem custo tem, mas já estou pensando nisso.

  7. O sentido? Simples: Ganharem mais $$$$. É claro que quem tem mais de 1000 clientes ganha mais e então pode pagar a mais pelo mesmo sistema. Horrível essa mudança. Se fosse um reajuste fixo para todos de uns $5 ou até mesmo $10 justificando alguma melhoria no suporte ou no próprio serviço e tal, seria mais fácil de concordar.

  8. – Necessita do seu próprio servidor pra rodar (não é SaaS)
    – O preço varia de acordo com quantos clientes você tem
    – Na versão mais barata, é obrigatório o linkback pra eles
    – Não tem mais a opção de compra – até aí tudo bem, mas criar planos que cobram por clientes?

    Eles tão pedindo pra serem pirateados, sério…

  9. – Necessita do seu próprio servidor pra rodar (não é SaaS)
    – O preço varia de acordo com quantos clientes você tem
    – Na versão mais barata, é obrigatório o linkback pra eles
    – Não tem mais a opção de compra – até aí tudo bem, mas criar planos que cobram por clientes? Porr@…

    Eles tão pedindo pra serem pirateados, sério… Vai tomar no **.

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