Hoje por volta das 12h (horário de brasília) a WHMCS.com divulgou através do blog oficial uma nova atualização de segurança para todas as versões do WHMCS. Essa atualização foi classificadas como ( Moderado/Trivial ) segundo o padrão classificação de risco, apesar de não ser crítica ou importante recomendado que atualize o WHMCS o mais breve possível!
Além das correções de segurança ( tem um mistério no ar ) também foram corrigidos alguns bugs do sistema que irei detalhar no final deste post.
Identifique a versão do seu WHMCS, clique no menu Help/Ajuda >> Check For Updates/Verificar Atualizações e confira o item em cinza (Your Version/Sua Versão ).
Efetue o download do arquivo seguindo a referência abaixo:
- v5.2.16 para 5.2.17 – https://go.whmcs.com/374/v5216_incremental_to_v5217_patch
- v5.3.5 para 5.3.6 – https://go.whmcs.com/378/v535_incremental_to_v536_patch
Ao concluir o download da atualização descompacte o arquivo zipado e envie para raiz ( /seu_whmcs/ ) do seu WHMCS os arquivos. Fique atento a pasta “admin” caso você tenha renomeado seguindo as instruções.
Pronto, seu WHMCS já está atualizado e não é preciso fazer mais nada.
Caso sua versão seja inferior a 5.2.16 ou 5.3.5 será necessário fazer o download da última versão completa 5.3.6, clique aqui em seguida faça o login, navegue no menu (1) Services clique no sub-menu (2) Licenses & Services em seguida identifique sua licença e clique no botão (3) View Details clique na aba (4) Downloads e confira no início da página um botão verde Download Now (5), no item (6) consta as últimas versões disponibilizadas.
Essa foi segunda atualização de segurança neste ano e aproveitaram para corrigir problemas/bugs nas versões:
– WHMCS v5.3.5 ( 12 falhas de segurança* e 16 problemas/bugs ) – Fonte;
– WHMCS v5.2.16 ( 12 falhas de segurança* e 5 problemas/bugs – Fonte;
Das 12 falhas encontradas, 11 foram através do Security Bounty Program/Programa de Recompensas e apenas 1 pela equipe interna da WHMCS.com. No changelog foi citado apenas o número do caso (vide abaixo), a descrição do problema só será divulgada “até que tenha tempo suficiente para que todos atualizem” ou seja sem previsão (fiquei curioso)!
Case #3982 – Details to be released at a later date
Case #4057 – Details to be released at a later date
Case #4161 – Details to be released at a later date
Case #4172 – Details to be released at a later date
Case #4175 – Details to be released at a later date
Case #4180 – Details to be released at a later date
Case #4186 – Details to be released at a later date
Case #4187 – Details to be released at a later date
Case #4194 – Details to be released at a later date
Case #4202 – Details to be released at a later date
Case #4256 – Details to be released at a later date
Case #4311 – Details to be released at a later date
Efetuei o update para v5.3.6 em 2 WHMCS ( produção e testes ) e não tive nenhum problema!
Aguardo seu comentário!
É recomendável traduzir todas as linhas novamente em caso de atualização full. Porque utilizo um arquivo em português desde a versão 5.1.10 ou 12 acho?
Fábio,
Não tem sentido fazer isso, basta não substituir o /lang/portuguese-br.php
A tradução ( https://www.whmcs.blog.br/principal/traducao-whmcs-painel-cliente-5-2-2/ ) é válida para 5.3.6.
É recomendável traduzir todas as linhas novamente em caso de atualização full. Porque utilizo um arquivo em português desde a versão 5.1.10 ou 12 acho?
Fábio,
Não tem sentido fazer isso, basta não substituir o /lang/portuguese-br.php
A tradução ( https://www.whmcs.blog.br/pr… ) é válida para 5.3.6.
Estou na 5.3.3, preciso fazer uma instalação completa?
Não entendo como o Matt é incapaz de fazer um sistema com atualização facilitada, para não dizer automática.
Conforme informei no post: “Caso sua versão seja inferior a 5.2.16 ou 5.3.5 será necessário fazer o download da última versão completa 5.3.6”.
Facilitada/automática como wordpress?
Como wordpress, antivirus, Osx e muitos outros programas e aplicativos.
Se a promessa do WHMCSUP! se cumprir será uma boa.
O BIG problem será os templates e aí o que fazer?
Só atualiza o CORE ( sistema )?
Edvan, se eles automatizarem qualquer tarefa de update já seria muito bom… rs rs
kkk, pode parecer simples mas não é.
Estou na 5.3.3, preciso fazer uma instalação completa?
Não entendo como o Matt é incapaz de fazer um sistema com atualização facilitada, para não dizer automática.
Conforme informei no post: “Caso sua versão seja inferior a 5.2.16 ou 5.3.5 será necessário fazer o download da última versão completa 5.3.6”.
Facilitada/automática como wordpress?
Como wordpress, antivirus, Osx e muitos outros programas e aplicativos.
Se a promessa do WHMCSUP! se cumprir será uma boa.
O BIG problem será os templates e aí o que fazer?
Só atualiza o CORE ( sistema )?
Edvan, se eles automatizarem qualquer tarefa de update já seria muito bom… rs rs
kkk, pode parecer simples mas não é.
Edvan, meu painel de cliente é diferente de alguns host que vi. Não aparece abaixo da busca de domínio “contratar serviço” e do outro lado “minha conta”.
Fabio,
Não tem nada de diferente, apenas está configurado para fazer login de imediato.
Vá em Setup >> General Settings, clique na Aba Other e desmarque a opção “Default to Client Area”.
Exemplo https://clip2net.com/s/76i7lU
Você é o cara mesmo. Obrigado!
Disponha!
Edvan, meu painel de cliente é diferente de alguns host que vi. Não aparece abaixo da busca de domínio “contratar serviço” e do outro lado “minha conta”. Já viu isso? olha minha url: https://www.sapropaganda.com…. Só uma olhada mesmo para que eu saiba o que tenho de diferente. Abraços
Fabio,
Não tem nada de diferente, apenas está configurado para fazer login de imediato.
Vá em Setup >> General Settings, clique na Aba Other e desmarque a opção “Default to Client Area”.
Exemplo https://clip2net.com/s/76i7lU
Você é o cara mesmo. Obrigado!
Disponha!
Eu atualizei e campo de busca do admin parou de funcionar, mais alguem?
Victor,
Limpe o cache do seu WHMCS (templates_c) e o cache do navegador ( CTRL + F5 umas 2x ) e faça um novo teste.
Se você está utilizando o template admin “Blend” é necessário apertar ENTER após digitar os dados.
Eu atualizei e campo de busca do admin parou de funcionar, mais alguem?
Victor,
Limpe o cache do seu WHMCS (templates_c) e o cache do navegador ( CTRL + F5 umas 2x ) e faça um novo teste.
Se você está utilizando o template admin “Blend” é necessário apertar ENTER após digitar os dados.
Depois que eu atualizei o emails enviados aos clientes estão com problemas em caracteres especiais!!!
É um bug, você terá que refazer manualmente os emails templates com problema.
Depois que eu atualizei o emails enviados aos clientes estão com problemas em caracteres especiais!!!
É um bug, você terá que refazer manualmente os emails templates com problema.