Resolvendo Problemas Após Atualização

12

Quando uma nova versão do WHMCS é lançada posso afirmar que 90% dos usuários tem receios em atualizar de imediato ou não sabe o que fazer caso ocorra algum problema após a atualização, não se preocupe iremos te passar algumas dicas.

Confira algumas dicas e evite dor de cabeça sem necessidade… proponho um desafio, após a leitura você enxergará com outros olhos uma atualização.

Versões do WHMCS

Se a WHMCS.com lança uma versão ( estável, manutenção ou segurança ) e você tem receios em atualizar, sugiro que procure outro software ou contrate um desenvolvedor e crie seu software próprio ( fui irônico, eu sei… não me levem a mal, mas se você não confia em uma atualização/recomendação é melhor não utilizar o software ). Daí você pode afirmar “você diz isso pois tem total domínio sobre a ferramenta!” Negativo, não tenho!

Backup é seu aliado

Não importa qual nível da atualização ( citei acima ) faça sempre um backup ( arquivos e base de dados ) caso ocorra alguma bronca você poderá restaurar o backup e não terá mais dor de cabeça.

Atenção com o Cache

Se utiliza sistema de cache (varnish) ou cache/proteção (cloudfare) desative antes de atualizar seu WHMCS.

Limpeza resolve

Dica básica mas as pessoas esquecem… ao concluir a atualização do WHMCS sempre efetue a limpeza do cache (templates_c) não leva 2 segundos para isso ( acesse /systemcleanup.php localize Empty Template Cache e clique em Go )Mesmo que não tenha ocorrido alterações de templates o recomendado é limpar o cache do navegador ( tente utilizar os comandos CTRL + SHIFT + DEL ).

Página em Branco

Atualizei meu WHMCS e ocorre uma página em branco, a primeira coisa a se pensar é… maldita atualização antes estava funcionando normalmente e agora não. Mantenha a calma, siga essa sugestão abra/edite o configuration.php  (localizado na raiz do WHMCS ) e insira a linha ( entre as tags do PHP ):

$display_errors=”on”;

Confira o erro exibido e certamente através do guia de problemas comuns você resolverá… se o erro não for exibido verifique se na raiz do diretório WHMCS não existe um arquivo chamado error_log e verifique o conteúdo. Não esqueça de remover ou comentar a linha inserida caso o problema tenha sido resolvido.

Módulos não funcionam

Se o módulo de pagamento ou addon não funcionam, o primeiro passo é procurar o desenvolvedor ( caso o módulo/addon seja nativo do WHMCS dificilmente você terá problemas). Recebo constantemente N relatos de usuários/clientes com problemas de compatibilidade no WHMCS ( seja por utilizar módulos gratuitos ou comprar módulos pagos ) nesse caso não tem muito o que fazer pois na maioria das vezes o suposto desenvolvedor só pensa no lucro e o suporte é “por sua conta em risco”.

Certifique-se da reputação do desenvolvedor ou da empresa na qual você adquiriu o módulo pois o que não falta por aí são os picaretas que copiam e cola códigos e se acham desenvolvedores. Aqui no brasil existe 2 casos clássicos e bastante conhecidos na comunidade.

Em resumo, o primeiro é bem antigo e deixou muita gente na mão pois o site não existe mais. Já o outro é figurinha carimbada e patético,  o suposto “desenvolvedor” e sua “equipe de 1” ganha dinheiro nos módulos vendidos/comissionados mas não tem o bom senso em utilizar o WHMCS licenciado. Mesmo após diversas denúncias o espertinho continua se dando “bem”.

Requisitos do Sistema

Situação comum, atualizar o WHMCS e servidor ao mesmo tempo… verifique se a atualização do servidor não irá comprometer o funcionamento do sistema ( confira os requisitos ).

Emails não funcionam

Atualizei o WHMCS e o sistema parou de enviar emails, primeiro passo é verificar se as configurações de email estão corretas ( Menu Setup/Configurações >> General Settings/Configurações Gerais vá na aba Mail/Email e confira os dados ). Os dados estão corretos e mesmo assim não funciona, se você estiver utilizando o tipo de envio ( Mail Type ) SMTP faça o seguinte abra/edite o configuration.php  (localizado na raiz do WHMCS ) e insira a linha ( entre as tags do PHP ):

$smtp_debug = true;

Vá em um cliente de testes ( perfil ) e procure por Send Email/Enviar Email e selecione um modelo de email padrão e clique em Send/Enviar você receberá um log ( extenso ) do envio e poderá resolver diretamente com seu provedor/datacenter. Não esqueça de remover ou comentar a linha inserida caso o problema tenha sido solucionado.

Parceiro Fiel

Nosso blog é colaborativo, tenha certeza que se você tiver um problema tentaremos te ajudar ( utilize sempre os comentários e garanto que você  será respondido ). Olha que legal, o Ronaldo postou um comentário que ajudou mais de 2 pessoas no fórum do PDH que estava com essa dificuldade.

Leitura atenta

Leia atentamente as instruções de atualização ( pode parecer óbvio/básico ) mas não é, em especial até as últimas linhas… exemplo ( no update da v5.3.6/v5.37 ) algumas observações foram ignoradas por diversos usuários ( inclusive por mim ) se não fosse a dica acima eu passaria batido!

Suporte é seu amigo

O suporte da WHMCS.com é seu amigo ( ouço tantas reclamações de usuários que informam que o suporte não presta ou que privilegia alguns e etc… ) Entenda o seguinte, se você utiliza uma licença original do WHMCS é OBRIGAÇÃO e não favor do suporte resolver seu problema. Agora se você utiliza WHMCS nulled/pirata não reclame… fique com sua bronca!

Vou parar por aqui, pois se eu continuar daria mais umas 2 páginas de dicas e conselhos!

Aguardo os comentários, abraços!

12 COMENTÁRIOS

  1. Material muito feito pelo Edvan, mas discordo quando fala em procurar outro programa quando sai uma atualização. O programa que escolhemos e estamos usando a tempos, deveria nos dar mais segurança, o que acontece nos últimos tempos é o contrário. Lançam uma versão nova e vários remendo em um curto espaço de tempo. (nem o Windows remenda tanto hoje em dia).
    Quando comecei a usar o WHMCS, atualizava no mesmo dia de novos lançamento, hoje, espero, pois sei que terei que fazer tudo novamente.
    Pena que o WHMCS não madureça no sentido de atualizações.

    • Ok Charles, você só esqueceu do “fui irônico, eu sei…”

      Creio que as atualizações quebradas foram importantes ou você preferia ter seu sistema comprometido?

      Se realmente o WHMCSUP sair esse ano será um avanço.

  2. Material muito feito pelo Edvan, mas discordo quando fala em procurar outro programa quando sai uma atualização. O programa que escolhemos e estamos usando a tempos, deveria nos dar mais segurança, o que acontece nos últimos tempos é o contrário. Lançam uma versão nova e vários remendo em um curto espaço de tempo. (nem o Windows remenda tanto hoje em dia).
    Quando comecei a usar o WHMCS, atualizava no mesmo dia de novos lançamento, hoje, espero, pois sei que terei que fazer tudo novamente.
    Pena que o WHMCS não madureça no sentido de atualizações.

    • Ok Charles, você só esqueceu do “fui irônico, eu sei…”

      Creio que as atualizações quebradas foram importantes ou você preferia ter seu sistema comprometido?

      Se realmente o WHMCSUP sair esse ano será um avanço.

  3. Edvan,
    Ai vai mais uma dica (comigo deu certo, dica do suporte WHMCS).
    Após o update o meu WHMS enviava e-mail em branco, isso mesmo, o e-mails eram recebidos sem nenhum dado no corpo do e-mail.
    Solução:
    Vá em:
    Configurações gerais > E-mail > No campo Mail Encoding marque a opção 7bit
    Clique em Salvar Alterações e tudo certo.

  4. Edvan,
    Ai vai mais uma dica (comigo deu certo, dica do suporte WHMCS).
    Após o update o meu WHMS enviava e-mail em branco, isso mesmo, o e-mails eram recebidos sem nenhum dado no corpo do e-mail.
    Solução:
    Vá em:
    Configurações gerais > E-mail > No campo Mail Encoding marque a opção 7bit
    Clique em Salvar Alterações e tudo certo.

  5. Atualizei para a versão 5.3.7 e o WHMCS envia o email normalmente com o assunto… mas o conteúdo da mensagem fica em branco. Alguma dica pra corrigir isso?

  6. Atualizei para a versão 5.3.7 e o WHMCS envia o email normalmente com o assunto… mas o conteúdo da mensagem fica em branco. Alguma dica pra corrigir isso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here