SMS no WHMCS ou em qualquer página

25

Este post tem como objetivo ativar a funcionalidade de receber notificações de SMS quando houve atividade no whmcs, como pedidos, contatos e tickets.

Há duas maneiras de fazer isso (que eu saiba): através do e-mail da operadora e por um gateway de SMS. E várias possibilidades de implementação de cada uma dessas maneiras.

Você pode implementar os dois métodos em sites que não possuam WHMCS. Basta colocar o código no fim do página desejada trocando a tag

 por <?php e

por ?>. A página, lógico, tem que ter a extensão .php, como teste.php.

Método mais seguro: o gateway da clickatell

O gateway de sms que eu usava (quando tinha celular oi – agora tenho o vivo) era o da clickatell, que saía mais barato com o dolar a 1.95. Hoje está a R$ 2,35. Vamos analisar então:

Country ⁄ NetworkOutbound Messages
(text SMS)
Inbound Messages
(text SMS)
Credit CostUSD CostCredit CostUSD Cost
Brazil
Brasil Telecom0.80.045XX
Claro (Telemig,ALBRA)1.50.085XX
Nextel10.057XX
Oi (TNL, Telemar, Amazonas)0.80.0450.330.019
Telemig (VIVO)0.80.045XX
TIM0.80.0450.330.019

Por exemplo, uma mensagem para um vivo/oi/tim consome 0.8 crédito que vem a ser 0,045 centavos de dólar, vamos arrendondar para 5 centavos de dólar. Então seu custo em real é de aproximadamente R$ 0,12. Sai muito mais barato, mesmo com o dólar em alta, levando em conta que a mensagem mais barata de operadora não fica por menos de R$ 0,29.

Clique aqui para se registrar na clickatell. Se precisar de ajuda, poste um comentário. Os meio de pagamento são: cartão de crédito (internacional), paypal, moneybrookers, e outros internacionais. Se você não tiver cartão de crédito internacional, estou considerando voltar a vender cupons de sms, envie um comentário se se interessar.

Esqueci de mencionar antes, mas vc ganha alguns créditos de testes ao se registrar.

De posse dos seus dado da cliente da clickatell, vamos lá:

  • Acesse sua área do cliente da clickatell
  • Vá em Manage my products
  • Clique na caixa ADD CONNECTION – HTTP
  • Coloque um nome qualquer (WHMCS), dial prefix (55) Brazil, callback type GET
  • Clique submit e na próxima página pegue a ID da api criada
  • Faça download da api aqui : SMS API
  • Descompacte e edite os seguintes campos conforme os seus dados:

var $api_id = "O Número da sua API";
var $user = "Seu login";
var $password = "Sua senha";

  • e envia para a pasta raiz do seu whmcs;
  • Para notificação de tickets abra o arquivo /seuwhmcs/templates/seutemplate/supportticketsubmit-confirm.tpl e insira após a útima linha:
    require_once ("sms_api.php");
    $mysms = new sms();
    $mysms->send ("seucelularcomDDD+DDI", "Ticket novo", "Vc recebeu um ticket");
    
  • Para notificação de quando enviarem mensagem pelo formulário de contato do whmcs  abra o arquivo /seuwhmcs/templates/seutemplate/contact.tpl e insira após <p align=”center”><strong>{$LANG.contactsent}</strong></p> e antes do {else} o seguinte:
    require_once ("sms_api.php");
    $mysms = new sms();
    $mysms->send ("seucelularcomDDD+DDI", "Contato", "Alguem entrou em contato");
    
  • Para ser notificado de novos pedidos, abra o arquivo /seuwhmcs/templates/orderforms/seuorderform/complete.tpl e insira após a última linha:
    require_once ("sms_api.php");
    $mysms = new sms();
    $mysms->send ("seucelularcomDDD+DDI", "Assinatura", "Assinatura nova");
    

    Pronto. Insira este código ao final de qualquer página que quiser.

Alternativa para alguns: as operadoras

  • OI -A OI costumava ter um recurso de email tipo [email protected], mas o serviço não existe mais, restando apenas o uso de um gateway.
  • Vivo – A vivo te dá um e-mail personalizado tipo [email protected] ou [email protected] Mas você paga o custo de R$ 0,29 por mensagem recebida:
    • Acesse http://www.torpedoemail.com.br/;
    • Clique no link CADASTRAR NÚMERO e siga os passos necessários (No meu firefox o site simplesmente não efetua login – use o IEca);
    • Personalize o email, se desejar, e certifique-se de que o recebimento de mensagens esteja ativado.
  • Claro – Não consegui achar nenhum email ou link que funcionasse, se alguém tiver avise;
  • Tim – A tim tem um serviço de email comum com o número do seu celular, ou seja, é uma caixa postal com X de espaço, mas tem a habilidade de te notificar via SMS que o email tal te mandou uma mensagem:
    • Acesse o site da tim em http://www.tim.com.br/ ;
    • Procure pela caixa de login no topo do site e clique no link ESQUECI MINHA SENHA, assim você receberá a senha no seu celular tim
    • Efetue login (com o número do seu celular com o DDD) e a senha recebida;
    • Procure por configurações ou alertas e ative a notificação por sms
    • Seu email deve ficar [email protected] (a confirmar ainda).
    • Não sei se a Tim cobra por notificação.

    A implementação por operadora:

  • Para notificação de tickets abra o arquivo /seuwhmcs/templates/seutemplate/supportticketsubmit-confirm.tpl e insira após a útima linha:
    mail('[email protected]', 'Ticket de suporte', 'Alguem enviou um ticket');
    
  • Para notificação de quando enviarem mensagem pelo formulário de contato do whmcs  abra o arquivo /seuwhmcs/templates/seutemplate/contact.tpl e insira após <p align=”center”><strong>{$LANG.contactsent}</strong></p> e antes do {else} o seguinte:
    mail('[email protected]', 'Form. Contato', 'Alguem entrou em contato');
    
  • Para ser notificado de novos pedidos, abra o arquivo /seuwhmcs/templates/orderforms/seuorderform/complete.tpl e insira após a última linha:
    mail('[email protected]', 'Assinatura', 'Alguem assinou um plano');
    

    Pronto. Insira este código ao final de qualquer página que quiser.

Eu, pessoalmente, uso o e-mail da vivo desde que comprei o chip. Antes usava a api da clickatell com meu celular oi. Funcionava perfeito e instantaneamente. O e-mail da vivo em algumas vezes demora até meia hora para chegar, dependendo do horário, mas raramente falha.

25 COMENTÁRIOS

  1. A Tim da alertas grátis, é só criar um e-mail e ativar alertas.
    Mas esse sistema usando o código por operadora, só está enviando e-mail quando o cliente abre o ticket, ele não notifica das respostas, pelo menos aqui não… rs

    Vou usar o método pago da clickatell para vê se é melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here