A base de conhecimento também conhecida como FAQ possibilita a exibição das perguntas/respostas acerca de um determinado tema ou assunto. No WHMCS é organizado em categorias e artigos possibilitando diversas customizações, esse recurso funciona como um pré-atendimento ou fortalece a comunicação/suporte com o cliente final!
Criando Base de Conhecimento
Para criar uma pergunta/resposta obrigatoriamente você precisa definir uma categoria, navegue ao menu Support/Suporte >> Knowledgebase/Base de Conhecimento clique na aba Add Category/Adicionar Categoria no campo Category Name/Nome da Categoria insira o nome da categoria e em Description/Descrição (campo opcional) informe o objetivo da categoria, vide exemplo:
Artigo/”pergunta”
Após criado a categoria clique na aba Add Article/Adicionar Artigo no campo Article Name/Nome do Artigo insira a “pergunta”.
“Resposta”
Em seguida você escreva a “resposta” da “pergunta”, é possível utilizar recursos HTML, formatação de texto, tabelas, imagens e etc…
Outras informações consulte a documentação oficial do WHMCS.
Acesso a clientes
Voltando ao foco do artigo, é possível restringir o acesso a pergunta/resposta apenas para clientes logados ( basta marcar a opção Private/Privado ) e o público em geral não poderá visualizar o artigo por completo.
Restrição completa
Mesmo que os artigos estejam em privado é possível visualizar as categorias e o resumo dos artigos na página inicial da Base de Conhecimento.
Semana passada recebi uma solicitação de um cliente, para criar uma restrição total das categorias/artigos pois o tipo de negócio que ele desenvolve não é interessante que essas informações estejam públicas.
Personalização
A personalização criada é baseada na sintaxe oficial do WHMCS e apenas clientes logados poderão visualizar a base de conhecimento ( mesmo que a opção private/privado esteja desmarcada ).
Criei essa customização em 2 templates: portal e default!
Template Portal
Abra o arquivo knowledgebase.tpl localizado em /seuwhmcs/templates/portal/ e insira na primeira linha:
{if !$loggedin} <br /> <div class="errorbox">Acesso restrito a clientes!</div> <br /><br /><br /> {else}
Em seguida localize a última linha do arquivo e insira:
{/if}
Salve as alterações e reenvie o arquivo para o diretório de origem!
Template Default
No template default o procedimento é similar, localize a linha:
{include file="$template/pageheader.tpl" title=$LANG.knowledgebasetitle}
Após a linha acima insira:
{if !$loggedin} <br /> <div class="alert alert-block alert-error">Acesso restrito a clientes!</div> <br /><br /><br /> {else}
Localize a última linha do arquivo e insira:
{/if}
Resultado
Confira o resultado aplicado em ambos templates:
Outras páginas
É possível aplicar essa customização em QUALQUER “página” do WHMCS, aproveite!
Gostou? Comente!