Restringindo Acesso a Base de Conhecimento

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A base de conhecimento também conhecida como FAQ possibilita a exibição das perguntas/respostas acerca de um determinado tema ou assunto. No WHMCS é organizado em categorias e artigos possibilitando diversas customizações, esse recurso funciona como um pré-atendimento ou fortalece a comunicação/suporte com o cliente final!

Criando Base de Conhecimento

Para criar uma pergunta/resposta obrigatoriamente você precisa definir uma categoria, navegue ao menu Support/Suporte >> Knowledgebase/Base de Conhecimento clique na aba Add Category/Adicionar Categoria no campo Category Name/Nome da Categoria insira o nome da categoria e em Description/Descrição (campo opcional) informe o objetivo da categoria, vide exemplo:

categoria

Artigo/”pergunta”

Após criado a categoria clique na aba Add Article/Adicionar Artigo no campo Article Name/Nome do Artigo insira a “pergunta”.

“Resposta”

Em seguida você escreva a “resposta” da “pergunta”, é possível utilizar recursos HTML, formatação de texto, tabelas, imagens e etc…

resposta

Outras informações consulte a documentação oficial do WHMCS.

Acesso a clientes

Voltando ao foco do artigo, é possível restringir o acesso a pergunta/resposta apenas para clientes logados ( basta marcar a opção Private/Privado ) e o público em geral não poderá visualizar o artigo por completo.

Restrição completa

Mesmo que os artigos estejam em privado é possível visualizar as categorias e o resumo dos artigos na página inicial da Base de Conhecimento.

base

Semana passada recebi uma solicitação de um cliente, para criar uma restrição total das categorias/artigos pois o tipo de negócio que ele desenvolve não é interessante que essas informações estejam públicas.

Personalização

A personalização criada é baseada na sintaxe oficial do WHMCS e apenas clientes logados poderão visualizar a base de conhecimento ( mesmo que a opção private/privado esteja desmarcada ).

Criei essa customização em 2 templates: portal e default!

Template Portal

Abra o arquivo knowledgebase.tpl localizado em /seuwhmcs/templates/portal/ e insira na primeira linha:

{if !$loggedin}
<br />
<div class="errorbox">Acesso restrito a clientes!</div>
<br /><br /><br />
{else}

Em seguida localize a última linha do arquivo e insira:

{/if}

Salve as alterações e reenvie o arquivo para o diretório de origem!

Template Default

No template default o procedimento é similar, localize a linha:

{include file="$template/pageheader.tpl" title=$LANG.knowledgebasetitle}

Após a linha acima insira:

{if !$loggedin}
<br />
<div class="alert alert-block alert-error">Acesso restrito a clientes!</div>
<br /><br /><br />
{else}

Localize a última linha do arquivo e insira:

{/if}

Resultado

Confira o resultado aplicado em ambos templates:

resultado

Outras páginas

É possível aplicar essa customização em QUALQUER “página” do WHMCS, aproveite!

Gostou? Comente!

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